quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Formação do estoque




Terreno – nesta conta deverá ser incluído todo desde desembolso dos gastos na compra do terreno ate a legalização do mesmo (ITBI, cartório, outras taxas). Caso o terreno tenha sido comprado por financiamento em longo prazo fica opcional ao administrador da empresa que os custos deverão serem registrados no custo do imóvel ou ser apropriado nas despesas financeiras da empresa.

Após legalizado totalmente o imóvel para construção o saldo desta conta caso venha a começar realmente as atividades de contrução deverá ser transportada para conta imóveis em construção.

Caso a empresa não tenha ainda interesse ou por qualquer outro motivo não esta realizando obra de construção no terreno ela permanecera na conta do terreno e todos os gastos referido ao terreno deverão serem contabilizados como despesas administrativa (IPTU, conservação, vigilância), isso ocorre porque os gastos citados anteriormente não interferem no valor do terreno.


Exemplo de lançamentos:


Compra de terreno por meio de financiamento
D - Terreno rua tal item 1.1.3.1.01
D – Juros a apropriar item 2.1.4.3.2
C – Banco - item 1.1.1.1
C - Empréstimos a pagar – item 2.1.4.3.1


Pagamento qualquer tipo de despesas (IPTU, conservação, vigilância)
D – Taxas e Impostos – item 5.3.1
D – Manutenção e Conservação – item 5.1.1
C – Banco - item 1.1.1.1


Pagamento ITBI ou qualquer tipo de gasto relativo ao custo de aquisição do imóvel:
D - terreno rua tal item 1.1.3.1.01
C – Banco - item 1.1.1.1


Quando aprovado pela prefeitura e inicio da construção
D - Imóvel em construção item 1.1.3.2.01
C - Terreno rua tal item 1.1.3.1.01


Os valores lançados durante a construção é pelo regime de competência ou seja o reconhecimento dos gastos é no momento de sua incidência, independente do seu pagamento ou entrega do produto.


GASTOS DURANTE A CONSTRUÇÃO
Os gastos com material aplicado, mão de obra direta e seus encargos sociais, incluindo almoxarifes, água, energia, telefone, toda e qualquer despesa que sete relacionado operacionalmente com a obra devera entrar o custo da obra.


IMÓVEIS CONCLUÍDOS
Após a conclusão da construção, mediante obtenção pela autoridade municipal da carta do habite-se. Todos os gastos ocorridos durante esta construção deverão ser transferidos para conta de imóveis prontos. Sendo criada uma conta título com o nome Edifício Tal. Dentro desta conta cria-se contas analíticas com o números das unidades. Veja no exemplo abaixo.


D - imóveis concluídos – Ed tal – Apto 01 – item 1.1.3.4.01.01
D - imóveis concluídos – Ed tal – Apto 02 - item 1.1.3.4.01.02
D - imóveis concluídos – Ed tal – Demais unidades
C - imóveis em construção – Ed tal - item 1.1.3.2.01


Conseqüentemente após este lançamento a conta Imóvel em construção – Ed tal deverá estar zerada.


Cabe destacar novamente que os gastos com manutenção do imóvel, tais como IPTU, Iluminação, Plantão de vendas, devem ser considerados despesas da empresa e não custo de construção do imóvel.



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